Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Devedor de pensão alimentícia pode ter seu nome inscrito no SPC e na SERASA

Em decisão inédita, o STJ, por sua 4ª Turma, decidiu que um devedor de alimentos pode ter o seu nome anotado tanto na SERASA quanto no SPC

há 8 anos

Em decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), por sua 4ª Turma, decidiu que um devedor de alimentos pode ter o seu nome anotado tanto na SERASA (Centralização de Serviços dos Bancos) quanto no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

O devedor dos alimentos alegou que, como as ações de alimentos exigem segredo de justiça, onde as informações são restritas somente às partes e aos seus advogados, não poderia ter o seu nome exposto em cadastro de consulta pública, como o SPC e a SERASA.

O relator do processo, ministro Luís Felipe Salomão, contudo, não acatou a tese e a rebateu, sob o fundamento de que “a fome não espera” e que o segredo de justiça não é superior ao direito de receber os alimentos, que contém previsão no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Constituição Federal.

O voto do ministro Salomão foi acompanhado por todos os ministros do colegiado.

A decisão do STJ é, na verdade, uma aplicação antecipada do que está disposto no Novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor em março de 2016, e que dispõe:

Art. 782. Não dispondo a lei de modo diverso, o juiz determinará os atos executivos, e o oficial de justiça os cumprirá. § 3º A requerimento da parte, o juiz pode determinar a inclusão do nome do executado em cadastros de inadimplentes.

Paulo Sérgio Pereira da Silva Advogado e Professor de Direito Processual Civil e Prática Jurídica Sócio-proprietário da banca jurídica Machado & Pereira Advogados Associados S/S www.machadoepereira.adv.br

FONTE: STJ

  • Sobre o autorAdvogado e Professor de Direito Processual Civil e Prática Jurídica
  • Publicações32
  • Seguidores79
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1229
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/devedor-de-pensao-alimenticia-pode-ter-seu-nome-inscrito-no-spc-e-na-serasa/258939872

Informações relacionadas

Larissa Brito, Advogado
Artigoshá 3 anos

Dívida de pensão alimentícia pode levar à inscrição no SPC/SERASA!

Mateus de Almeida Martin, Advogado
Modelosano passado

Modelo de petição para suspensão de CNH e bloqueio de cartões de crédito do executado

Mateus de Almeida Martin, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Inclusão de restrição no Serasa - NCPC

Orlando Junio da Silva  Advogado, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo Ação de Execução de Alimentos Rito da Expropriação

Pedro Henrique Keller, Estudante de Direito
Modeloshá 2 anos

Cumprimento de sentença com requerimentos de Sisbajud, Renajud e Serasajud

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)